Reflexões das turmas: CFORM/Samambaia

- COMPOSIÇÃO:
1 Turma: Matutino
1 Turma: Vespertino


- UM PRIMEIRO OLHAR PARA AS TURMAS:
As turmas são bastante híbridas no que diz respeito às práticas docentes nas escolas de Samambaia. Alguns recém chegados à SEEDF e outros tantos com um bom tempo de casa. Muitos consideram-se professores "não-leitores" e esse é um fator problema quando precisam desenvolver a prática da leitura com os alunos. É visível o desejo de compartilhar experiências com outros docentes e de colocá-las em ação. Acreditam que as mudanças são necessárias e que já estão acontecendo. Com relação aos fascículos do módulo 2, estes foram bem aceitos pelos cursistas. Disseram que a linguagem é acessível e muito centrada no trabalho do professor em sala de aula.

Reflexões dos encontros na UnB:

Desde o primeiro encontro na UnB, mais precisamente no auditório da Faculdade de Tecnologia, em fevereiro, que percebi que aproveitaria bastante o contato com outras vozes, outras falas nesse universo tão dinâmico que é a docência.
As discussões acerca dos fascículos têm sido de grande valia para a minha prática como tutor do curso. A contribuição trazida pelo grupo do CFORM influencia diretamente as minhas reflexões e, conseqüentemente, o meu diálogo com os cursistas. Um outro ponto muito enriquecedor é a possibilidade do diálogo entre os tutores durante os encontros. Divergências sim (que bom que aconteceu, caso contrário, seria muito monótono!), crescimento sempre.
Os fascículos elaborados pelos professores: Marcos Bagno, Maria Luíza M. Sales Coroa e Vilma R. Corrêa contribuem para um entendimento maior da nossa prática em sala de aula, numa linguagem acessível e convidativa a novas reflexões. Além disso, temos as falas de Antônio, Ana Dilma, Dioney e Rita que, sem dúvida, aguçam minha vontade cada vez maior de dialogar com outros autores e perceber cada vez melhor a dinâmica dessses encontros. (O diálogo só não é maior com os livros pois o preço deles não ajuda muito e não posso me esquecer de que sou professor!)
Estava organizando, dia desses, em uma pasta todo o material recebido no meu e-mail pelo "grupo dos quatro" e percebi que tenho material não só para o curso de extensão; e sim pós-graduação e outros mais.
Quero falar um pouco desses textos recebidos: são textos, apostilas extremamente esclarecedores e que muito tem me ajudado no preparo dos encontros. Alguns autores já conhecidos, outros tantos estou conhecendo agora e desde já percebo que precisarei manter contato com eles por um longo tempo.

Reflexões dos encontros na EAPE:

Os momentos de encontro com os tutores e coordenadoras na EAPE têm me ajudado bastante no que diz respeito à articulação entre a teoria e a prática. As reflexões vivenciadas em discussões e em possibilidades de aplicá-las com os nossos cursistas e com os alunos dos cursistas também.
O contato com outros tutores fortalece o desejo de socializar práticas, leituras, comportamentos e expectativas em relação aos encontros das 5ªs feiras com nossos cursitas. Percebo que não é uma caminhada solitária e, sim, compartilhada com outros pés, mas que pretende chegar a um lugar comum: a um entendimento cada vez melhor deste curso de extensão.
A coordenação de Edilma, Lúcia e Susley tem sido segura e produtiva. Há, por parte da equipe, uma visível preocupação no planejamento dos encontros e na avaliação dos mesmo por nós, tutores. É o momento que temos, com mais tempo, de expormos reflexões, dúvidas, medos, certezas, vontades e outros sentimento que às vezes vem à tona. As devolutivas feitas pelas coordenadoras em relação aos meus questionamentos têm sido esclarecedoras e me impulsionam a ir além.

Trabalho desenvolvido com os cursistas: Discussão do filme Desmundo.



Muitas foram as reflexões suscitadas após os cursistas assistirem ao filme Desmundo. De forma muito interessante muitos professores conseguiram relacionar as discussões presentes nas falas das personagens às feitas em sala, principalmente com a leitura do módulo 6: mudança lingüística. O grupo conseguiu perceber que para entender o funcionamento de uma língua é essencial entender também a constituição histórica dessa língua, e que todo o contexto político, econômico, social e cultural interfere diretamente no fortalecimento dessa língua e no desenvolvimento da linguagem usada por um determinado grupo social. Algumas falas dos cursistas estiveram presentes nos textos produzidos por eles após assistirem ao filme. E reproduzo agora alguns trechos para ilustrar a reflexão apresentada.
1) “... aparecem quatro grupos bem definidos: portugueses, africanos, índios e europeus e é visível o contato de línguas distintas ...”
2) “... a relação dessas formas lingüísticas com o português é que muitas delas sofreram transformações (metaplasmos) e alguns fonemas foram substituídos, trocados na pronúncia e, consequentemente, na escrita ...”
3) “... a língua é heterogênea, é mutável. A mudança lingüística não ocorre do dia para a noite, essas mudanças ocorreram ao longo do tempo e as variedades lingüística presentes no português brasileiro vêm sendo construídas desde a chegada dos portugueses no Brasil ...”
4) “... no Brasil estabeleceu-se uma divisão conflituosa entre o padrão falado e o padrão escrito, embora em ambos possam ocorrer infrações à norma que são frequentemente criticadas ...”
5) “... o foco mais relevante do filme é a história da nossa língua, uma mistura do espanhol, português, africano, indígena. Mas o português exerce uma relação de poder sobre as demais línguas ...”
6) “... o filme nos deixa muito confusa, pois é perceptível a diversidade de línguas presentes no início da colonização portuguesa. E como é sabido, os portugueses que aqui chegaram, pretendiam perpetuar a língua arcaica na formação do povo brasileiro ...”
7) “... apesar das diferenças lingüísticas existentes entre os grupos sociais daquela época, havia comunicação entre os mesmos ...”
8) “... é impossível falar da transformação da língua sem levar em conta as transformações sociais da época ...”
É muito importante perceber que a reflexão sobre língua, linguagem e variação lingüística vem tomando um espaço cada vez maior no dia-a-dia dos cursistas, nas práticas de sala de aula. Esse pra mim é um dos objetivos do curso alfabetização e linguagem que estamos conseguindo atingir.

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