Um dos bons momentos do curso tem sido a socialização das práticas pedagógicas realizadas pelos cursistas nas escolas de Samambaia. Percebo que nas duas turmas (matutino e vespertino) existe um tom acolhedor para receber experiências novas. Cada vez mais vejo o quanto é importante criar espaços dentro do curso onde essas falas aconteçam. E na verdade é esse um dos objetivos do curso. Segue o relato de duas experiências:
1) Uma professora da turma da manhã, que leciona matemática, ao introduzir o conteúdo "números racionais", pediu aos alunos da 5ª série que produzissem um texto contando a história do surgimento desses números. O resultado foi muito positivo. Os textos produzidos estavam criativos, possibilitando à professora um novo instrumento, o texto, para desenvolver o conteúdo de matemática. Segundo a professora, cada vez mais ela pretende avançar no uso de textos nas suas aulas, inclusive fazendo uso dos momentos de estudo e reflexão proporcionados pelo curso.
2) No turno vespertino uma professora de língua portuguesa, que trabalha com alunos da 8ª série, após orientar a turma para a leitura de "Dom Casmurro" de Machado de Assis pediu como avaliação que os adolescentes escrevessem uma "carta" para um dos principais personagens da história, Bentinho, alertando-o sobre um possível envolvimento de sua mulher, Capitu, com o seu melhor amigo, Escobar. Alguns alunos preocuparam-se mais com a produção desse "gênero textual" a ponto de pesquisarem sobre a vida do autor e sua obra, observando algumas construções da língua portuguesa daquele século. Os textos ficaram muito bons. A professora leu algumas produções para os cursistas e disse estar muito satisfeita com o resultado desse instrumento avaliativo. Ainda segundo ela, os alunos gostaram da leitura.
Um ponto muito interessante nesses dois relatos foi o desejo dos professores em compartilhar suas práticas. Em dividir com outros colegas possibilidades reais de lidar com os mais diversos conteúdos, de uma maneira mais envolvente, mais dinâmica. Acredito que a cada encontro o espaço para socializações como essas deve aumentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário